Colônia de Férias

Compartilhe:Share on Facebook
Facebook
10Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Como planejar suas aulas para uma Colônia de Férias?

diversãoQuem trabalha em Colônia de Férias sabe o trabalho que dá planejar cada uma das aulas mantendo a criatividade e a animação das crianças (que é o objetivo principal de uma Colônia de Férias). Por isso, seguem aqui algumas dicas para quem quer uma ajudinha nesse sentido…

Partindo do princípio de que uma colônia conta com várias e diferentes atividades e com turmas divididas por diferentes faixas etárias, apresento sugestões para aquelas aulas de teatro de 1 horinha de duração para turmas com muitas crianças.

01) O formato ideal para a sua aula é “Aquecimento + História”. Ao contrário da ideia que damos aqui de 3 etapas para as suas aulas ao longo do ano (veja em COMO PLANEJAR SUA AULA), numa colônia a sugestão é manter apenas 2 etapas (o jogo pode fazer parte do aquecimento).

02) Planeje para o aquecimento jogos de grupo onde todos participem a todo o tempo. Cuidado para não eleger brincadeiras como “Dança das Cadeiras”, por exemplo. Numa turma com muitas crianças, a que sair primeiro vai ficar boa parte da aula só assistindo aos amigos (e o que todos querem é brincar!).

03) No momento da história (seja ela uma criação coletiva ou uma história de algum livro que você levar), opte por algo curtinho. Já gastamos um tempo na divisão dos personagens, se a história ainda for longa, provavelmente não sobrará muito tempo para encená-la…

04) Certifique-se de que há personagem para todas as crianças na história que será encenada por elas.

05) Se as turmas estiverem muito cheias, evite o uso de acessórios / adereços para os personagens. Uma dica boa é usar os objetos da história (um bolo, caso haja um aniversário /uma caixa, caso a história seja sobre uma caixa mágica etc.). Os objetos da cena são de todos e, assim, você não perderá tempo de aula tentando explicar para alguma criança que o amigo já escolheu o que ela gostaria de usar, por exemplo.

Acompanhe o site para não perder próximo post com uma lista de brincadeiras que você pode usar nos seus aquecimentos e com ideias para as histórias que podem ser feitas em uma Colônia de Férias!

Compartilhe:Share on Facebook
Facebook
10Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Gostou de ler "Colônia de Férias"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.