Planejamento de Aula

Compartilhando o modelo de aula de teatro que considero ideal para trabalhar com crianças

planejamento de aulaEste foi o primeiro post do site. Nele exponho uma forma imbatível que criei para organizar aulas divertidas e muito dinâmicas para os pequenos. Coloco aqui novamente para que muitas pessoas que não saibam por onde começar, possam ter um ponto de partida eficaz na organização de suas aulas de teatro.

Uma aula de teatro para o público infantil não é feita só com brincadeiras. Importante que a criança esteja bem aquecida e atenta para todas as atividades que forem propostas. Importante lembrar também que ainda que elas não percebam que estão em uma aula de teatro, tudo o que for proposto tem uma função que vai além da diversão: a disciplina, a concentração, a desinibição, o trabalho em grupo, a observação, a segurança, o desenvolvimento de sua autoestima, o estímulo à sua criatividade etc. Pensando nisso, segue um modelo do que não pode faltar em uma aula de teatro para crianças:

01) Aquecimento – o aquecimento é o primeiro passo para a criança se soltar, ficar mais à vontade e “pronta” para a aula. As crianças simplesmente podem seguir os movimentos feitos pelo professor, mas fica muito mais divertido deixarmos que elas tenham essa autonomia. Uma boa sugestão é fazer uma roda e deixar que uma criança de cada vez faça um movimento de sua escolha, acompanhada pelos amigos da turma. Além disso, um outro bom aquecimento é um jogo de pique inventado por você e, por que não, por elas?  “Pique-Dinossauro” e “Pique-Tapete” são algumas ideias que surgiram em aula e fazem um grande sucesso. Ah! Não esqueça que todo aquecimento fica mais interessante com uma música de fundo.

(Veja piques e ideias de trilha sonora para as suas aulas em DICAS)

 

02) Jogos – A segunda parte da nossa aula é formada pelos jogos. Depois de aquecidos, os pequenos estão muito mais interessados no que está por vir, por isso, é interessante que os jogos sejam bem dinâmicos e divertidos. Nas primeiras aulas, é interessante que trabalhemos mais com o corpo do que com a fala. Jogos de mímica costumam funcionar bastante. Para o público de 3 a 5 anos é interessante que essa mímica seja feita a partir de figuras coloridas que podem estar escondidas pela sala. Com crianças a partir de 6 anos, a mímica também pode ser com figuras, mas não haverá problemas caso você prefira trabalhar com palavras ou situações por escrito.

 

03) História / Construção de Cena – Essa é a parte pela qual as crianças mais esperam: a hora de entrar em cena! Você pode levar um livro de história para ler e montar com eles, pode inventar o seu próprio texto ou pode deixar que eles inventem. Aproveite as imagens que estavam escondidas pelo espaço ou leve imagens novas para servir de inspiração e ponto de partida. De todas as imagens observadas, quem estava na história? Com quem mais? O que estavam fazendo? A partir daí não vão faltar ideias para as crianças construírem a história. Você pode levar imagens variadas de personagens (mãe, pai, menino, menina, avó, avô, fada, bruxa, monstro, dragão, super herói, bichos, princesa, rei etc) e de objetos/coisas variadas (bola, bolo, buraco, cadeira, máquina fotográfica, colar, controle remoto, brinquedo, chave, baú etc). Eles adoram histórias com fantasmas, bruxas e grandes vilões, então, pode caprichar nessa parte!!

(Encontre algumas histórias em HISTÓRIAS CRIADAS e SUGESTÕES DE LIVROS)

Aqui estão apenas algumas sugestões. Acompanhe todo o site para encontrar muitas ideias de aquecimentos, jogos e histórias! 😉

Gostou de ler "Planejamento de Aula"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.