Um Estouro! | Aula Teatro Infantil

Um Estouro!

Ideia para fazer uma história cheia de surpresas com as suas crianças

EstouroPlaneje para uma de suas aulas uma história sobre festa de aniversário. Leve, neste dia, balões de festa (uns chamam de bexiga, outros de bola de aniversário) e, antes de começar a aula, encha-os colocando dento de cada um deles um papelzinho que deve ser preparado previamente.

Em cada um dos papéis que você vai colocar dentro dos balões haverá indicações que deverão ser feitas por todos ao longo da história.

Exemplos:

  • o bolo sumiu
  • todos comem um salgadinho e sentem um gosto horrível
  • toca uma música animadíssima e todo mundo começa a fazer uma dança diferente

e assim por diante…

Na hora de conhecerem a história do dia, informe às crianças que ela se passará em uma festa de aniversário e que será cheia de surpresas. Combine com os seus pequenos o personagem que cada um vai fazer (aniversariante, amigo, mãe, pai, irmão etc.), improvise um cenário de festa e parta para a encenação.

Posicione-se fora do “palco” e vá contando a história enquanto as crianças vão reproduzindo o que está sendo contado. Em determinado momento da narração, diga que um dos personagens estourou um balão (especifique o personagem). Neste momento, a criança que faz o personagem citado deve estourar um dos balões da festa, pegar o papel que estiver dentro dele e, junto com os amigos, fazer o que nele estiver escrito.

A história vai se desenrolando de modo que todos os personagens estourem em algum momento um balão. Depois que isso acontecer, finalize a narração criando um desfecho que pode ser seguido pelo “Parabéns pra você!”.

 

IMPORTANTE:

  • Por ser uma história com interrupções, aproveite para mostrar para os seus pequenos a importância da atenção no que estão fazendo para que, assim, eles não dispersem a cada balão estourado.
  • Encha um número de balões equivalente ao número de crianças da turma para que todas participem (leve alguns balões de reserva, caso algum esteja furado ou estoure sem querer).
  • Fique atento para ajudar a realizar as indicações dos papéis. Se a indicação for: “o bolo sumiu”, seja objetivo ao retirar o bolo da cena; se a indicação for: “toca uma música animada e todos dançam”, seja rápido ao colocar a música para tocar.
  • Ajude as crianças no momento de estourar os balões. Algumas têm medo. Neste caso, faça um pequeno furo perto do bico, para que ele esvazie em vez de estourar.
  • Não se esqueça de que sempre que um balão for estourado, você vai precisar ler as indicações do papel.

Seja criativo ao escolher as situações, dinâmico ao contar a história e tenha uma aula muito divertida!

 

Gostou de ler "Um Estouro!"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

2 Comentários

  1. Gilse Lopes
    Adorei a ideia, vou fazer na minha aula de expressão corporal. Eles irão realizar cenas....
    Deixe um comentário 16 de março de 2018 at 16:48
    • Aulas Teatro Infantil
      Vai ser ótimo, Gilse!! Boa aula!!
      Deixe um comentário 17 de março de 2018 at 00:54

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.