Já pensou em uma aula “escolhida” pelas próprias crianças?
No final de determinada aula, duas crianças venceram em um jogo e conquistaram “O Poder da Aula Seguinte”. Como já foi sugerido aqui no site, ele pode funcionar como uma espécie de “prêmio” em aulas onde você divida a turma em equipes ou em qualquer outro contexto em que você ache que esse “poder” possa ser encaixado.
Na aula em questão, a dupla poderia ter escolhido um aquecimento, um jogo, uma sugestão de história, mas acabou escolhendo um tema: GATOS. Pediram uma aula toda dedicada aos gatos.
O que me pareceu difícil, a princípio, acabou expandindo as possibilidades de criação de uma aula. Quando as crianças sugerem um tema, são grandes as chances de a aula cativar, já que o assunto é do interesse delas.
Criei uma situação onde crianças moradoras de uma mesma vila cuidavam de uma família de gatinhos que apareceu por lá. Um dia, uma pessoa de fora dali simplesmente pegou os gatos e sumiu.
A aula então se desenrolou na tentativa das crianças em recuperar os gatos. Para isso, elas tiveram que realizar várias atividades mostrando todo o seu conhecimento em relação aos felinos, além de utilizar a criatividade.
Teve muito gatinho famoso de desenho animado para ser reconhecido por elas, teve brincadeira de “certo e errado” com curiosidades sobre os bichanos, as crianças foram entrevistadas por possuírem gatos com habilidades nunca vistas, teve muita empolgação, animação, criatividade e aventura com final feliz!
Esta é uma dica boa que deixo aqui: ouça as suas crianças, peça de vez em quando que sugiram temas e use essas ideias a favor de uma aula nova, diferente do que você já está acostumado a fazer. Imagine uma aula sobre doces, sobre família, sobre esporte! Quantas possibilidades!
Abra espaço para as crianças e estará abrindo possibilidades de uma aula interessante, cheia de novidades para você e para a sua turma!
Sem comentários