Poder do “Isso Não!”

Ideia super divertida para ser usada com crianças de todas as idades

No!Existem muitas maneiras de você montar histórias na sua aula. Algumas histórias podem ser apresentadas aos seus pequenos a partir de livros que você leve, outras podem surgir a partir de alguma atividade com figuras (onde as figuras encontradas façam parte da história), algumas outras podem ser fruto de uma criação coletiva (onde cada criança deve inventar uma parte) e há ainda histórias só com o início, onde os seus pequenos precisam te ajudar a criar o final.

A atividade sugerida neste post apresenta uma nova forma de fazer história e se desenvolve da seguinte maneira:

1 – Entregue para cada criança da turma uma bolinha. Esta bolinha dá a cada uma o poder do “Isso Não!”. Como cada criança vai ganhar apenas uma, isso indica que o poder só poderá ser usado uma única vez por cada uma delas.

2 – Comece contando uma história.

3 – No momento em que alguma criança não concordar com qualquer parte da história que você acabou de contar, ela deve dizer “Isso não!” e deve, imediatamente, substituir por uma outra coisa.

Exemplo:

Você: Era uma vez uma velhinha…

Criança 1 (interrompendo): Isso não! Era uma vez um lobo.

Você: Era uma vez um lobo que avistou uma árvore…

Criança 2 (interrompendo): Isso não! Ele avistou uma caverna.

Você: Era uma vez um lobo que avistou uma caverna…

E por aí vai…

4 – Cada criança que usar o poder do “Isso Não!” deve te entregar a bolinha (isso indica que ela não poderá usá-lo novamente).

5 – Siga com a história até que todas as crianças tenham usado o “poder”. A história criada será encenada pela turma.

 

IMPORTANTE:

  • Se a turma não for muito grande, você pode dar mais de uma bolinha (ou seja, mais de um “poder”) a cada criança.
  • A bolinha é dispensável. Ela é uma forma de você controlar quem já usou o “poder” e não se esquecer de ninguém mas, se preferir ou não tiver bolinhas, você pode apenas escrever o nome das crianças em um papel e ir marcando à medida que cada criança usar o poder do “Isso não!”.
  • Este poder pode ser dado a partir de alguma outra atividade. Por exemplo: as crianças terão um tempo para achar um número “X” de bolinhas escondidas pela sala. Se conseguirem, ganham o poder do “Isso Não!”.

Use a sua criatividade para começar a história e deixe que as crianças usem a delas para continuá-la. As histórias que surgem a partir desta atividade são sempre divertidíssimas! 😉

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.