Música Como Ponto de Partida

Ideia diferente para criar a história do dia com as suas crianças

Em vários posts do site já foram apresentadas ideias de como criar / montar uma história com a sua turma. Uma delas é a partir da leitura de um livro, uma outra é a partir de alguma história inventada por você, uma outra sugestão é você criar o início e deixar que as crianças deem asas à imaginação inventando o final e em uma outra, deixar que as próprias crianças criem a história (seja a partir do que foi trabalhado em uma atividade anterior, ou mesmo a partir de imagens que estavam escondidas e foram por elas encontradas em algum momento da aula).

A ideia apresentada aqui é diferente dessas e tão interessante quanto. Por que não escolher uma música que não seja de conhecimento dos pequenos e, a partir dela, criar uma história? É uma ótima forma de apresentar à sua turma algo novo e propor uma atividade diferente. Aproveitando que a Bossa Nova completa 60 anos, uma boa sugestão é eleger uma música do gênero, colocar para tocar em algum momento da aula para que as crianças ouçam atentamente e, a partir daí, juntar os seus pequenos numa roda e criar a história com personagens divertidos e muita animação!

Você pode criar com a sua turma uma história sobre um barco a partir da música “O Barquinho”, pode fazer uma história sobre desfile de modas ao som de “Garota de Ipanema” etc.

As opções são muitas! Seja criativo e boa aula!

Gostou de ler "Música Como Ponto de Partida"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

6 Comentários

  1. Regiane
    Gostei demais da dica!
    Deixe um comentário 7 de junho de 2018 at 16:47
  2. Georgia Cavalcante Fernandes Costa
    ADORO ESSE TIPO DE ATIVIDADE, ONDE PODEMOS MESCLAR O LÚDICO COM O APRENDIZADO, PODEMOS TRABALHAR DE FORMA ANIMADA, E DIVERTIDA. AS CRIANÇAS APRENDEM BRINCANDO DE MANEIRA LEVE. TRABALHEI 12 ANOS COM EDUCAÇÃO INFANTIL E AGORA PENSO EM VOLTAR A DAR AULAS PARA CRIANÇAS, MAS DESSA VEZ FAZENDO COMO GOSTO: TEATRO. E TENHO CERTEZA QUE ESSAS DICAS SERÃO MUITO ÚTEIS E FARÃO MUITA DIFERENÇA NAS AULAS. QUE BOM QUE ENCONTREI VOCÊS. QUERO APRENDER E DIVIDIR MINHAS EXPERIÊNCIAS COM VOCÊS
    Deixe um comentário 5 de agosto de 2018 at 21:10
    • Aulas Teatro Infantil
      Que maravilha esse seu depoimento, Georgia! Foram muitos anos dedicados à Educação Infantil, você deve ter uma bagagem e tanto! Estou torcendo para que volte a dar aula para crianças, pois essa mistura "experiência + amor pelo que faz" não tem como dar errado! Que bom que encontrou o site e tomara que ele seja, de fato, muito útil pra você e para as suas aulas. Será um prazer trocar experiências! Um grande abraço, Marcela Galvão.
      Deixe um comentário 7 de agosto de 2018 at 09:48
      • Georgia Cavalcante Fernandes Costa
        OLÁ MARCELA, COMO FIQUEI FELIZ EM RECEBER ESSA RESPOSTA! COMO HAVIA LHE FALADO DE VOLTAR A DAR AULAS, LEMBRA? POIS ENTÃO, DEU CERTO. ESTOU DANDO AULAS DE TEATRO PARA UMA TURMINHA INFANTIL E ESTOU PRECISANDO DEMAIS DO APOIO DOS SEUS LIVROS E DE MUITAS DICAS VALIOSAS. TENHO CERTEZA QUE VIRÃO SÓ PARA ACRESCENTAR.
        Deixe um comentário 4 de outubro de 2018 at 14:28
        • Aulas Teatro Infantil
          Oi, Georgia! Claro que lembro! Que notícia boa! Fico muito feliz em saber que já está (re)colocando em prática toda a sua experiência, e mais feliz ainda em poder ajudar de alguma forma. Conte comigo e com todas as dicas e ideias do site! Sucesso, querida! =) Um grande beijo, Marcela Galvão.
          Deixe um comentário 4 de outubro de 2018 at 21:24

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.