Mistura Divertida

Dica de aula divertida com os personagens que as suas crianças mais gostam

Personagens PreferidosQuem trabalha com crianças sabe que elas costumam ter seus personagens preferidos. Algumas só falam de determinado desenho, outras estão sempre com a coroa, ou o arco da princesa de sua preferência e outras costumam usar sempre a camisa do super-herói de que mais gostam.

Como um momento da aula de teatro é sempre destinado à construção de uma história (e procuramos sempre, nesta história, sugerir personagens diferentes, para que as crianças expandam suas possibilidades), por que não tirar um dia e fazer com elas uma história onde cada uma faça o seu personagem preferido?

Você só precisa juntar os seus pequenos em uma roda e perguntar para cada um, dos personagens que eles conhecem e gostam, qual eles têm vontade de ser na história. Peça também para que eles falem um pouco deste personagem: se tem amigos, superpoderes, habilidades etc.

Quando todos já tiverem escolhido os seus personagens, construa com eles a história na qual todos os personagens estejam presentes. Inicie essa história e dê espaço para que todos opinem, lembrando sempre de fazer uma costura, incluir um conflito etc.

Quando a história estiver pronta, basta partir para a encenação. Só não se esqueça: vá contando a história novamente, enquanto as crianças dramatizam (para que nenhuma parte e nenhum personagem sejam esquecidos).

 

IMPORTANTE:

  • Se mais de uma criança quiser ser o mesmo personagem, não tem problema. Não vai fazer diferença se a história tiver uma princesa ou três princesas, por exemplo.
  • Como o número de personagens possivelmente vai ser grande, opte por uma história simples. Se na história existir um roubo, por exemplo, junte todos os super-heróis existentes para ajudar a resolver o problema.
  • Se nesta aula você puder contar com algumas peças de figurino, adereços e acessórios, mesmo que não sejam de fato as peças dos personagens escolhidos, deixe que as crianças usem. Elas vão saber escolher os elementos certos para se transformar nos seus personagens favoritos. (Veja mais dicas em ADEREÇOS E ACESSÓRIOS).
  • Dificilmente neste tipo de aula alguém vai escolher ser um vilão e, muitas vezes, ao montar uma história com personagens livremente escolhidos pelas crianças, acaba surgindo a “necessidade” de ter um vilão. Se isso acontecer na sua aula, esteja pronto para entrar em cena sendo o vilão mais assustador que você puder. Elas vão adorar! 😉

Por mais inusitada que fique a história, só pelo fato de todas as crianças poderem ser os personagens de que mais gostam, a animação estará garantida!

Gostou de ler "Mistura Divertida"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.