“Isso não é um…”

Dramatização divertida que faz as crianças verem as coisas de outra forma

crianças voando na vassouraEssa atividade costuma funcionar com crianças a partir de 5 anos.
Você deve levar três objetos aleatórios (e bem diferentes um do outro!) para a aula e esconder. Escolha um deles para ser usado inicialmente. Uma criança de cada vez deve ir para o palco (enquanto as demais assistem), pegar este objeto e dar a ele uma função totalmente diferente da que ele tem.
Exemplo: o objeto é um rolo de fita crepe. Entregue-o à criança e deixe que ela faça uma pequena cena. Algumas crianças vão utilizá-lo como celular, como relógio para ver as horas, como espelho, pente, prato de comida etc.
Ao final de cada cena, diga à turma: “Isso não é um (dizer o objeto utilizado). Isso é um (dizer em que novo objeto ele se “transformou”).” Deixe que as crianças completem a frase com o que elas deduzirem da cena.
Assim que todas as crianças fizerem a cena, troque de objeto. É legal os objetos ficarem escondidos inicialmente, para que seja uma surpresa sempre que você mostrar um novo.
Essa atividade já foi realizada com vassoura, banco, até rolo de papel higiênico!! Cada objeto desse se apresentou de uma maneira totalmente diferente e todo mundo acreditou!! O legal é que a criança confie no que ela está fazendo, assim, é muito natural olharmos um banco e visualizarmos uma bicicleta, ou então, olharmos o papel higiênico como um véu de noiva…
Esse tipo de atividade estimula totalmente a criatividade, ampliando a visão da criança sobre as coisas, e abre portas para possíveis abstrações em aulas posteriores.

Importante: Antes de iniciar a atividade, dê exemplos. É natural que a criança demore um pouco para ter as ideias. À medida que vai assistindo aos seus exemplos e às ideias dos amigos é que vai se abrindo nela um leque de possibilidades.

Obs.: Você pode repetir essa atividade em outras aulas, utilizando sempre novos objetos.

Gostou de ler "“Isso não é um…”"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

4 Comentários

  1. karolaine
    eu gostei muito da dica do saite de vcs mim ajudou muito, muito obrigada.
    Deixe um comentário 29 de agosto de 2017 at 19:42
    • Aulas Teatro Infantil
      Que bom, Karolaine! Que o site seja cada vez mais útil pra você! Abraço!
      Deixe um comentário 30 de agosto de 2017 at 00:52
  2. ALESSANDRA REGINA REGIS
    Excelente sugestão! Faremos com nossos alunos. Parabéns!
    Deixe um comentário 25 de setembro de 2018 at 14:48
    • Aulas Teatro Infantil
      Obrigada, Alessandra! E que bom saber que curtiu! É o tipo de atividade que, além de empolgar as crianças, sempre nos surpreende! Um abraço!
      Deixe um comentário 26 de setembro de 2018 at 23:30

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.