Hoje Tem Palhaçada!

Dica de aula para animar a criançada

palhaço divertidoDe um modo geral, as crianças curtem muito circo e todos os elementos do mundo circense. Se a sua turma se encaixa neste perfil, segue uma dica de aula envolvente e divertida:

Comece contando para os seus pequenos a história de um grupo de amigos que tinha muitas habilidades, cada um deles sabia fazer uma coisa muito legal. Um belo dia, esses amigos foram convidados para se apresentar no circo, como os palhaços.

Eles se prepararam, chegaram no circo e ficaram treinando os seus números. Em determinado momento, eles ouviram o apresentador falar para a plateia que dentro de cinco minutos os palhaços iriam se apresentar. Os amigos então, foram terminar de se arrumar e, quando cada um foi pegar o seu nariz para colocar, percebeu que o nariz havia sumido…

Alguém roubou os narizes dos palhaços e palhaço sem nariz não é palhaço! Os amigos então se unem para descobrir quem levou e como fazer para recuperar os narizes desaparecidos em tão pouco tempo… mas como vão fazer?

Converse com as suas crianças para encontrarem a melhor forma de resolver este problema. Após definirem o que vai ser feito, partam para a encenação!

DICAS:

  • Leve narizes de palhaço numa quantidade igual à de crianças da turma e, ao final da aula, deixe que levem para casa.
  • Dê um jeitinho de esconder os narizes pela sala para que, durante a encenação, as crianças tenham que procurar (isso dá uma emoção a mais à história).
  • Para que todas tenham a oportunidade de fazer um palhaço, você pode assumir o papel do vilão que rouba os narizes (entre em cena com as crianças, independente do vilão que elas criarem).
  • Peça para que cada uma invente um nome para o seu palhaço.
  • Antes de encenar a história, pergunte qual a habilidade de cada um dos seus pequenos. O que eles sabem fazer muito bem? Pular muito alto? Correr muito rápido? Dar um giro radical? Fazer um passo de dança num pé só?
  • Durante a história, no momento em que encontrarem o vilão e recuperarem os narizes, faça a voz do apresentador e apresente um por um para que cada palhaço possa ter um momento sozinho para apresentar a sua habilidade. Quando todos já tiverem se apresentado individualmente, peça para que entrem novamente para se apresentar juntos.
  • Não se esqueça de incluir na sua playlist uma música circense, fundamental para esta história.
  • Antes de começar a aula, você pode mostrar para as suas crianças imagens de famosos palhaços do nosso país, dizer seus nomes e falar um pouco sobre cada um deles. Isso vai ser uma inspiração e tanto para elas!

6 Comentários

  1. Sandra.
    Muito bom! Lúdico e criativo, Parabéns pela sugestão!
    Deixe um comentário 14 de julho de 2019 at 17:33
    • Aulas Teatro Infantil
      Que bom que curtiu, Sandra! Um abraço!
      Deixe um comentário 15 de julho de 2019 at 23:57
  2. Marley Mello
    Que ideia linda....vou fazer!!!
    Deixe um comentário 2 de agosto de 2019 at 23:28
    • Aulas Teatro Infantil
      Que bom que curtiu, Marley! Torcendo para que as suas crianças se divirtam! Um abraço!
      Deixe um comentário 3 de agosto de 2019 at 00:50
  3. Kenneth Ernesto Langa
    Wow, genial...Não temos palhaços destacados no meu país, como faço para dar referência....Sou de Moçambique
    Deixe um comentário 14 de agosto de 2019 at 02:24
    • Aulas Teatro Infantil
      Olá, Kenneth! Que maravilha esse seu contato! Uma pena que não tenha palhaços no seu país para usar como referência. Uma boa dica é você pesquisar palhaços que se destacaram no mundo. Certamente será enriquecedor não só para as crianças, como pra você também. ;) Um abraço!
      Deixe um comentário 22 de agosto de 2019 at 21:19

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.