Dicas de como conseguir manter o ritmo e a qualidade das suas aulas pela internet
Sabemos que teatro é troca, contato físico, presença, olho no olho, interação direta… mas quando de uma hora para a outra não temos mais nada disso e nos vemos “obrigados” a manter as nossas aulas à distância? Natural bater o desespero, mas acredite que é possível dar aulas muito legais e dinâmicas, mesmo que virtualmente.
Pensando nisso, vamos postar aqui no site várias ideias práticas e divertidas para conseguir manter o interesse das crianças nas suas aulas, ainda que através de uma tela. Para começar, basta você seguir esses três passos:
1º passo: Crie um grupo no Whatsapp com os responsáveis dos seus alunos
2º passo: Informe como serão as aulas:
– Tempo de duração (ideal que o tempo seja reduzido pelo menos um pouco, já que uma aula virtual é mais cansativa e faz com que as crianças dispersem mais rapidamente).
– Explique que o tempo que faltar será compensado com atividades a serem realizadas ao longo da semana.
– Formato da aula (o ideal é que a aula tenha 3 partes: comentários dos exercícios assistidos ao longo da semana / jogo / explicação de atividade a ser realizada pelas crianças em casa).
3º passo: Escolha o app que vai usar para dar as aulas. O mais utilizado atualmente é o Zoom Cloud Meeting. Ele pode ser baixado tanto no celular, quanto no computador. A vantagem de utilizá-lo pelo computador é que todos conseguem se ver ao mesmo tempo. Você agenda uma reunião ou cria uma no momento da aula, envia o link para o grupo do Whatsapp e os responsáveis, ao clicarem, automaticamente estarão na aula.
IMPORTANTE:
- Os exercícios a serem realizados pelas crianças ao longo da semana deverão ser gravados e postados pelos responsáveis no grupo da turma (para que todos assistam). Isso deve ser feito sempre antes do dia da aula, para que você tenha tempo de assistir e fazer os comentários na aula seguinte.
- Oriente os responsáveis das crianças sobre a utilização do app.
- Como estamos todos um pouco “perdidos” no tempo, sempre na véspera de uma aula, mande um recadinho para o grupo, lembrando sobre o “encontro” no dia seguinte.
- Seja o mais dinâmico possível. Ficar na frente das crianças falando sem parar não é uma boa opção.
- Cada aula no app pode ter a duração máxima de 40 minutos (às vezes isso se estende e você consegue prolongar a sua aula). Se você não pretende pagar pela extensão e não deu a sorte de poder estender a sua aula sem interrupções, após os 40 minutos, inicie uma nova reunião e mande o novo link no grupo, para que os responsáveis possam acessá-lo e voltar à aula.
- Sempre ao fim de uma aula, mande um recadinho no grupo, agradecendo aos responsáveis pela ajuda e informando se deu tudo certo. Esse feedback “aproxima”, em tempos de tanto afastamento.
Você vai perceber que as aulas pela internet podem ser bem interessantes se você souber aproveitar as vantagens de se estar em casa (produzindo coisas que, em em sala de aula, nem sempre seriam possíveis).
Acompanhe várias dicas nos próximos posts!
2 Comentários