Dica de história de aventura para animar os pequenos
Essa história mistura elementos que naturalmente já conquistam as crianças: mistério, super-heróis, provas a serem cumpridas e a contagem regressiva do tempo, aumentando, assim, a empolgação na aula.
Você vai precisar de:
- Fita crepe
- Caixa trancada por um cadeado
- Várias chaves (apenas 1 deve abrir o cadeado)
- Algum objeto de “valor” para ficar trancado na caixa (no exemplo, estão sendo usados dinheirinho de brincar e óculos escuros)
- Algo que possa funcionar como TV e controle remoto
- Adereços de super-heróis (veja a importância de utilizar esses elementos criativos em ADEREÇOS E ACESSÓRIOS)
Com a fita crepe, delimite vários quadrados na sala (equivalente ao número de crianças). Cada criança ficará em um quadrado como se fosse a sua casa e, dentro dela, irá guardar sua roupa de super herói (para facilitar, você pode confeccionar capas e máscaras de pano). Na casa de uma das crianças haverá uma televisão. À medida que você for contando, a história será encenada (entremeada pela fala dos pequenos).
Em busca da caixa
Era uma vez um grupo de amigos que estava em casa, sem nada de interessante para fazer. Eles não eram pessoas comuns, tinham uma identidade secreta: eram super-heróis. Sempre que alguém estava em perigo, eles estavam prontos para ajudar mas, nesse dia, ainda não haviam recebido nenhuma missão. Um deles, então, teve uma ideia: foi até à casa de um dos amigos e sugeriu que todos se juntassem para conversar e ver TV. Assim fizeram. Passaram na casa de um por um contando a ideia, até chegarem na casa de um deles, onde havia uma grande TV e muito espaço. Ligaram a TV e começaram a passear pelos canais, procurando algo de interessante para assistir. De repente, a imagem sumiu e eles ouviram uma voz:
“ATENÇÃO, HERÓIS DE TODO O MUNDO! UM ROUBO ACONTECEU! ASSALTARAM UM BANCO, ROUBARAM TODO O DINHEIRO, FORAM ATÉ A CENTRAL DOS SUPER-HERÓIS E ROUBARAM O ÓCULOS COM VISÃO DE RAIO-X (esses óculos só funcionam com os heróis e permite que eles vejam onde estão os perigos do mundo e os destruam). COLOCARAM TUDO DENTRO DE UMA CAIXA E A ESCONDERAM. SEM ESSES ÓCULOS, O MUNDO ESTARÁ PERDIDO. CONTAMOS COM A AJUDA DE VOCÊS PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA, MAS SEJAM RÁPIDOS! VOCÊS TÊM POUCO TEMPO!”
Todos os amigos desligam a TV, assumem a sua identidade secreta e transformam-se em super-heróis. Começa assim a busca pela caixa escondida. Ao encontrarem a caixa, voltam para a casa em que estavam anteriormente, ligam novamente a TV e informam que a caixa foi encontrada. A voz retorna, avisando:
“ABRAM A CAIXA LOGO E RECUPEREM O QUE FOI ROUBADO!”
Nesse momento, os heróis percebem que a caixa está fechada. Comunicam à TV e a voz orienta:
“SE ESTÁ FECHADA, VOCÊS PRECISAM ENCONTRAR AS CHAVES ESCONDIDAS, VOCÊS TÊM POUCO TEMPO PARA ISSO. A CADA CHAVE ENCONTRADA, VÃO ATÉ A CAIXA E TENTEM ABRI-LA.”
Assim fazem e, depois de muitas tentativas, finalmente encontram a chave certa, abrem a caixa, recuperam o que foi roubado e salvam o mundo de todo o perigo.
OBS.: Para finalizar a história, você pode sugerir que cada herói coloque o óculos, diga o seu nome (um nome de herói que deve ser inventado por cada um) e diga que coisa ruim ele quer eliminar do mundo. Normalmente as crianças citam bruxas, fantasmas, lobo mau e bandidos… deixe que soltem a criatividade!!
Importante:
- Antes de começar a encenação, conte animadamente a história para as crianças, para que cada uma entenda perfeitamente o seu papel e seja capaz de se expressar no desenrolar da encenação. Peça que cada uma escolha um nome para o seu personagem e um nome para o seu super-herói.
- Crie, com as suas crianças, um nome para a história.
- No momento em que estiverem passeando pelos canais, sugira programas para que elas reajam (“De repente, apareceu um filme de terror!” ou “Pararam em um canal com história de princesas.”…).
- Crie elementos diferentes, como uma senha para cada herói (os demais só poderão entrar na casa do amigo, se disserem a senha corretamente).
- Você pode usar uma ampulheta para marcar o tempo. Aproveite e apresente esse novo elemento aos seus pequenos. Muitos certamente desconhecem.
- Quanto mais chaves você conseguir para utilizar nesta aula, melhor! Esconda-as pela sala (antes de iniciar a aula, juntamente com a caixa) sem que as crianças vejam e tente fazer com que a chave certa seja a última a ser encontrada (para dar mais emoção à história).
- Essa história funciona bem com crianças de todas as idades.
Categoria: Histórias criadas
8 Comentários