Trabalhando as Emoções

Dica de material interessante para abordar as emoções em aula

Muito comum em uma aula de teatro, que um professor sugira para as suas crianças que as mesmas façam uma “cara triste”, ou “uma cara feliz”, ou mesmo “uma cara de raiva”.  Mais interessante ainda fica a aula, quando a gente contextualiza essas emoções. Tão legal mostrar figuras onde pessoas estão apresentando alguma reação e perguntar o porquê de elas estarem daquele jeito, com aquelas expressões. Muito interessante também mostrarmos aos nossos pequenos imagens de situações e deixar que eles expliquem ou deduzam o que a pessoa da imagem sentiu naquele momento…

É por tudo isso que surgiu a ideia deste post. Você pode criar as suas próprias imagens, mas é muito bom quando elas vêm prontinhas para ser usadas. Aí que surge a dica de um material prontinho e muito bem elaborado pela autora Roberta Claro:

Trata-se de um conjunto de 40 cartas dentro de uma caixinha, denominada “Que emoção é esta?”. 30 destas cartas contêm imagens de pessoas passando por várias situações e reagindo com diferentes expressões em cada uma delas. Nas outras 10 cartas, há os nomes das emoções. A ideia é que as crianças sejam capazes de relacionar as imagens às emoções apresentadas.

Uma dica legal é pedir para que cada criança da turma pegue aleatoriamente duas cartas. Posicione as 10 cartas que contêm os nomes das emoções no meio de uma roda feita por você e pela sua turma. Uma criança de cada vez deve mostrar uma das suas cartas, dizer aos amigos o que ela vê na imagem e posicioná-la na emoção que ela acha que aquela imagem se encaixaria. Ao final da atividade, depois de cada criança apresentar as suas duas cartas e posicioná-las, observe com elas que emoção foi a mais presente na atividade (ou seja, que emoção teve mais cartas correspondentes). Esta deve ser a emoção que deve prevalecer na história que você e sua turma inventarão, juntos, para encenar.

IMPORTANTE:

  • Se a sua turma ainda não for alfabetizada, leia cada uma das emoções na vez de cada criança.
  • O número de cartas que cada criança vai pegar, vai depender do número de alunos da turma (interessante deixar que sobrem algumas cartas, para que o número de imagens em cada emoção varie).

Este material você encontra à venda em livrarias físicas ou virtuais. Capriche na criação da história e boa diversão!!!

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.