Susto no Museu

Ideia divertida para trabalhar a criatividade das suas crianças

Susto no MuseuPara essa aula você só vai precisar de uma moldura de quadro. Na hora de escolher a moldura, opte por uma grande.
Posicione a moldura no meio da sala (apoie-a em algum banco e amarre nela um fio de nylon que deve estar preso em algum lugar da sala: cortina, janela, prego na parede etc.). A ideia é que, ao olhar para o meio da sala, você tenha a impressão de que há apenas a moldura ali.

Uma criança de cada vez deve se posicionar atrás da moldura, como se fosse a pintura do quadro. Ela deve ficar estática, enquanto uma outra criança caminha pelo museu e se depara com este quadro. A ideia é que a pintura por algum motivo se mexa (ou porque reagiu a algum comentário que ouviu, ou porque estava cansada de ficar “presa” no quadro, ou porque queria assustar os visitantes…). Imediatamente a criança que estiver observando o quadro deve reagir àquela situação e a cena deve se desenrolar.

Deixe claro que todos estão livres para reagir da maneira que quiserem (podem sair do quadro, podem falar, podem apenas se mexer discretamente…).

Ao final da cena, a criança que estava representando a pintura deve voltar à moldura do quadro.

IMPORTANTE:

  • Ao começar a atividade, pergunte na turma quem já foi a um museu e o que viu lá.
  • Dê um tempo para que as crianças se caracterizem. Elas podem ser a pintura que quiserem. Veja algumas dicas em ADEREÇOS E ACESSÓRIOS.
  • É interessante que todas as crianças assumam os dois papéis ao longo da atividade (pintura do quadro e visitante do museu).
  • Você pode colocar uma dupla, um trio ou um grupo na visitação ao museu, se preferir.

Estimule a criatividade dos seus pequenos e boa aula!

Gostou de ler "Susto no Museu"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.