Quem é?

Sugestão simples para deixar o aquecimento das suas aulas ainda mais animado

Todos os animaisPrepare uma playlist com o som de vários animais (O som real. Não vale pegar o som de algum desenho animado, por exemplo). No momento da aula, junte as suas crianças e peça para que descubram de que animal se trata. Coloque o primeiro animal para emitir o som e espere que elas descubram. Ao descobrirem, ao som de uma música animada, peça para que imitem este animal pela sala.

A atividade vai se repetindo até que elas descubram todos os animais e os imitem pelo espaço.

 

IMPORTANTE:

  • Este é o tipo de atividade que você pode usar no aquecimento de diferentes aulas, basta variar na escolha dos animais.
  • Para facilitar a execução da atividade, ao montar a playlist, intercale os sons dos bichos com músicas animadas. Exemplo: Som do cachorro / Música animada / Som do pássaro / Música animada… Desta maneira, basta você ir seguindo a ordem que tiver organizado previamente que não vai ter dificuldades. Coloque o som emitido pelo animal, quando identificarem de que bicho se trata e forem imitá-lo pelo espaço, passe para a faixa seguinte e assim por diante.
  • Comece com sons facilmente identificáveis e, em seguida, vá aumentando o grau de dificuldade (muitas vezes, o som que as crianças possuem no seu imaginário são completamente diferentes dos sons que os bichos emitem de fato).
  • Quando as possibilidades de sons a serem utilizados nesta atividade estiverem se esgotando, busque variações em um mesmo animal. Exemplos: um dia você pode usar o latido de um cão muito grande e, no outro, de um bem pequenininho. / Um mico emite um som bem diferente do som de um gorila etc.
  • Na hora de imitarem o animal pelo espaço, peça para que as crianças pensem se o animal que vai ser feito por elas é grande ou pequeno, mansinho ou bravo, etc.

Além de divertir, este é um tipo de atividade que faz com que as crianças trabalhem a concentração / atenção na hora em que tentam identificar o bicho, trabalhem o corporal (quando escolhem de que forma vão imitá-lo pela sala), trabalhem a imaginação (quando ouvem o barulho e tentam visualizar o bicho emitindo o som) e também conheçam os sons reais emitidos pelos bichos que, muitas vezes, elas ainda não tinham escutado.

Seja criativo nas suas escolhas e boa aula!

Deixe um comentário

error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.