Ótima atividade para trabalhar a concentração e a observação
Brincar de mímica todo mundo sabe, inclusive os bem pequenos. Essa é uma atividade que você pode fazer de diferentes maneiras, em diferentes aulas. Pode servir de gancho para algum tema que você queira trabalhar com suas crianças, ou para envolvê-las ainda mais na aula. Veja algumas sugestões:
01) Você pode fazer uma roda com os pequenos e colocar várias imagens dentro de uma caixa divertida (numa quantidade igual ou superior ao número de crianças na sala). Enquanto uma música animada toca, a caixa deve passar por cada criança da roda e, sempre que a música parar, a caixa deve “parar” também. A criança que estiver com a caixa deve pegar uma imagem e fazer a mímica equivalente para os amigos tentarem adivinhar. Em seguida, a música volta e a brincadeira continua. Caso a criança tenha vergonha de fazer a mímica, faça com ela, e se nenhum amigo conseguir adivinhar, mostre a imagem para todos e pergunte à turma se alguém saberia fazer tal mímica. Importante: todas as crianças devem parar com a caixa e pegar uma imagem em algum momento.
02) Esconda diferentes imagens bem coloridas pela sala e, ao som de uma música animada, peça para que procurem e não mostrem aos amigos. Quem achar mais de uma imagem, deve ceder uma delas ao amigo que está sem nenhuma (com o tempo, elas farão isso espontaneamente). Em seguida, determine na sala o “espaço do palco” e o “espaço da plateia”. Uma criança de cada vez deve ir para o palco e fazer a mímica da imagem encontrada, para os demais acertarem.
Você pode trabalhar, nessa atividade: profissões, emoções (imagens de medo, raiva, susto, vergonha, felicidade…), bichos (à medida que forem ficando bem espertos na brincadeira, opte por animais mais difíceis), ações (comendo um sanduíche, andando de skate, fazendo um desenho, lendo um livro etc).
Categoria: Aulas
Sem comentários