Dica de aquecimento para divertir os seus pequenos
Guerra de bolinhas de papel sempre foi algo tentador e proibido nos espaços escolares e nas aulas de um modo geral. Por que não fazer dessa brincadeira uma atividade permitida na sua aula?
Você vai precisar de muitas bolinhas de papel (que podem ser confeccionadas com jornal e envolvidas por alguma fita adesiva) ou, se possível, bolinhas de plástico coloridas (aquelas das piscinas de bolinhas e das festas infantis).
Você deve separar a turma em dois grupos e dividir a sala em dois “campos” (com uma marcação no chão). Cada grupo ficará em um campo e cada campo vai começar com o mesmo número de bolinhas. Marque um tempo. Ao seu comando, cada grupo deve começar a lançar as bolinhas do seu campo para o campo “adversário”. A ideia é que cada grupo deixe o seu campo sem bolinhas.
Atenção: as crianças não devem lançar as bolinhas nos amigos, e sim no espaço oposto. É importante deixar isso bem claro.
Quando o tempo que você determinou acabar, sinalize para a turma e interrompa a atividade. Certifique-se de que nenhuma criança continuou jogando bolinhas após o término da atividade.
Conte quantas bolinhas sobraram em cada campo. O grupo que tiver o seu campo com menos bolinhas é o campeão.
IMPORTANTE:
- Você pode “premiar” o grupo campeão deixando os integrantes iniciarem a atividade seguinte, ou começarem inventando a história do dia (caso a história seja uma criação coletiva).
- Dependendo da idade da sua turminha, bolinhas de plástico podem ser um problema. Priorize, nesse caso, as bolinhas de papel.
- As bolinhas devem ter o mesmo tamanho (se forem de papel, tenha o cuidado de deixá-las bem envolvidas com fita adesiva para que não se desfaçam durante a brincadeira).
- Para dificultar a atividade, você pode criar regras como: as pessoas só podem lançar uma bolinha de cada vez para o campo oposto (evitando, assim, que alguma criança acumule muitas bolinhas em sua mão para lançá-las ao time “adversário” quando o tempo estiver acabando).
Essa atividade funciona com todas as idades.
Categoria: Aulas
Sem comentários