Segue uma dica que pode ser um diferencial na sua aula
As crianças normalmente gostam de estar em cena, mas nem todas ficam muito atentas na hora de assistir à apresentação de um amigo.
Pensando nisso e a fim de tornar uma atividade de improvisação individual, por exemplo, em algo divertido para a turma inteira, surgiu a ideia da utilização das plaquinhas “Curti” e “Não Curti”.
Basta você imprimir várias imagens do famoso “joinha”: aquela mãozinha com o dedinho polegar virado para cima, conhecida por todos nós (e pelas crianças, na maioria das vezes, também), que indica que alguém curtiu algo no Facebook. Imprima uma quantidade equivalente ao número de alunos da sua turma e plastifique, se necessário.
Distribua as plaquinhas entre as suas crianças (uma plaquinha para cada uma delas) sempre que houver uma atividade onde caiba a opinião ou o voto de toda a turma. Se elas curtirem o que for visto, devem levantar a plaquinha com o dedinho voltado para cima. Caso discordem, devem levantar a mesma plaquinha, mas de cabeça para baixo, indicando, assim, que não curtiram.
Esta ideia funciona muito ao final de cenas de improviso. Ao levantar a plaquinha para a cena do amigo, a criança está exercendo o seu senso crítico, e aprende a importância de opinar em relação às coisas. Ao receber as curtidas ou as “não curtidas”, a criança acaba tendo que lidar com as diferentes opiniões de um grupo, respeitando, assim, quem pensa diferente dela.
Sem comentários