Concentrando…

Dica divertida para trabalhar a escuta e a concentração das suas crianças

criança escutandoQuem trabalha com os pequenos, muitas vezes costuma sugerir alguma atividade que envolva os bichos… seja uma imitação pelo espaço, uma reprodução dos sons que eles fazem, ou até mesmo uma história na qual eles são os personagens.

A dica apresentada aqui pode ser usada como aquecimento e funciona demais com as crianças. Trata-se de uma atividade que também envolve bichos, mas de uma maneira diferente. Você só precisa levar para a aula sons produzidos por diferentes animais, desde os mais conhecidos, até os menos falados. Leve para que toquem na sala e, intercaladas a esses sons, coloque músicas animadas.

Junte a sua turma e pergunte em tom de mistério que animal faz o som que as crianças vão ouvir… coloque o primeiro som para tocar e deixe que adivinhem de que bicho é o som. Assim que pelo menos uma criança acertar, confirme o que foi dito e coloque a música seguinte para que, enquanto ela estiver tocando, elas reproduzam pelo espaço os sons e os movimentos do animal que acabaram de ouvir. A atividade deve se desenrolar até que as crianças tenham escutado todos os sons.

Como o teatro tem a escuta como algo fundamental, essa atividade acaba sendo muito útil, principalmente se a sua turma tiver um perfil bastante agitado.

IMPORTANTE:

  • Você pode repetir esta atividade em várias aulas, variando os bichos.
  • Se as suas crianças não forem tão pequenas, uma boa dica é variar os sons de um mesmo bicho (o miado de um gato mais velho não é igual ao de um filhote. Os macacos podem produzir diferentes sons, se ouvirmos diferentes espécies, por exemplo).

Use a criatividade na hora de escolher os sons que vai usar e boa aula!!!

Gostou de ler "Concentrando…"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.