Segue uma ideia de variação divertida para a clássica Batata-Quente
Você já viu em BATATA-QUENTE DE EXPRESSÕES uma variação bem legal da famosa Batata-Quente (uma brincadeira que consiste em passar uma bola ou algum outro objeto pelas crianças da roda ao som de uma música, até que ela pare.). A ideia sugere o uso de uma caixa no lugar da bola e dentro dessa caixa encontram-se expressões variadas que devem ser reproduzidas pelas crianças.
A ideia deste post também conta com a caixa mas, dentro dela, ao invés de imagens de expressões (ou mesmo profissões, bichos e todas as outras sugestões apresentadas no post anteriormente citado), você deverá colocar imagens de adereços e acessórios. Óculos, chapéu engraçado, bolsa colorida, arco diferente, varinha mágica, peruca, capa de super-herói etc. são ideias de imagens que podem estar presentes dentro da caixa.
Coloque uma música para tocar. Com a turma em roda, peça para que a caixinha passe por cada criança. Pare a música. A criança que tiver ficado com a caixa deve abri-la, pegar uma das imagens, guardar consigo e a brincadeira deve se repetir várias vezes. Ao final, peça para que cada criança vista o adereço / acessório presente nas imagens que sorteou.
Você pode chamar uma de cada vez no “palco” e fazer uma breve entrevista para descobrir que personagens surgiram nesta atividade.
Faça novamente uma roda com as crianças e montem uma história coletiva, na qual todos os personagens que surgiram estejam presentes.
IMPORTANTE:
- Se a atividade for feita com crianças a partir de 7 anos, você pode colocar, na caixa, palavras ao invés de imagens.
- Só coloque na caixa a imagem do adereço / acessório que você tiver em sala, para que a criança possa vesti-lo ao final da atividade.
- Coloque uma música muito animada e vá trocando de vez em quando, para que a atividade (que será repetida várias vezes) continue empolgante.
- Na entrevista, pergunte para cada criança quem ela é, qual é o seu nome, onde vive, do que tem medo etc. Quanto maior o número de informações, mais interessantes serão os personagens e, consequentemente, a história.
2 Comentários