Dica divertida de improvisação em dupla
Para realizar essa atividade, você vai precisar de um molho de chaves e um envelope com um papel dentro.
Duas crianças vão para o “palco”, enquanto as demais assistem à cena. Elas estão chegando de algum lugar e vão entrar na casa de uma delas (a dona da casa utiliza as chaves para abrir a porta). Ao entrar em casa, a criança que mora lá se depara com uma carta no chão e pega para ler, enquanto a outra observa. A carta diz algo importante sobre a criança que está junto com a moradora e deve ser lida em voz alta. Todas as mensagens têm uma assinatura anônima.
Após a leitura da mensagem, as crianças devem improvisar um final para a cena.
Algumas sugestões do que pode estar escrito na carta:
–> “Essa pessoa que está com você diz que é sua amiga, mas não te convidou pra festa dela.”
–> “Lembra que você ganhou um presente-surpresa maravilhoso e não sabia quem tinha dado? Foi essa pessoa que está com você agora.”
E assim por diante…
Intercale as mensagens com afirmações boas e ruins e tente criar situações coerentes com a idade da sua turminha. Essa atividade funciona com crianças a partir de 5 anos.
Importante:
- Se os seus pequenos ainda não sabem ler, coloque um papel em branco no envelope e, no momento em que a criança abrir a carta, você diz em voz alta o conteúdo da carta, como se ela estivesse lendo.
- Se suas crianças já sabem ler, prepare em casa os papéis com as diferentes mensagens e coloque-os dentro do envelope a cada nova dupla.
- Pergunte às crianças de onde elas estão vindo antes que comecem a cena e elas entrem na casa.
- Já que a casa é imaginária e consequentemente a porta também, ajude seus pequenos a delimitarem esse espaço na sala.
- É fundamental que o que for dito seja aceito por todas as crianças da cena. Se uma lê algo importante na carta e a outra diz que é mentira, dificilmente a história vai se desenrolar.
Seja bem criativo ao criar as situações e boa aula!!!
Categoria: Aulas
Sem comentários