Dica de história para ser montada com crianças de todas as idades
Toda criança adora brincar em casa de montar uma cabana. Por que não utilizarmos isso em aula? Pensando nisso, criei uma história que tem funcionado com crianças de qualquer idade. Com os pequenos (de 2 a 5 anos) é interessante contar a história na íntegra. Com crianças acima de 6 anos, é bom contar apenas uma parte e deixar que criem o final. Você pode também, para já ir envolvendo as crianças no tema, esconder figuras pela sala com elementos que façam parte da história, ou propor um jogo de estátuas onde as estátuas sugeridas tenham a ver com o que elas vão encontrar na hora da contação.
Para a montagem dessa história você vai precisar de peças de um tatame infantil para serem as pedras do lago por onde as crianças passarão, uma corda para ser a “corda-bamba” que passa por cima do mesmo lago, uma coruja (de brinquedo, ou qualquer outro bichinho) e o material que puder para fazer uma cabana bem legal (bancos, cadeiras ou cubos para serem a base, um tecido bem longo para colocar por cima e o que mais a sua imaginação mandar!!!).
A Cabana da Floresta
Era uma vez um grupo de amigos que não tinha o que fazer e estava muito desanimado por isso, até que um deles teve uma ideia:
– Já sei! Vamos até a cabana da floresta!
Muitos ficaram com medo, pois ninguém nunca teve coragem de ir até lá, mas, depois de pensarem por um tempo, resolveram arriscar. Passaram pela gruta, pularam pelas pedras do lago (com muito cuidado, colocando apenas um pé em cada uma delas pois, se caíssem, precisariam nadar pelo lago de jacarés), atravessaram a corda-bamba e, finalmente, chegaram à cabana.
Como estavam muito cansados, decidiram cochilar um pouco. Um dos amigos do grupo não estava com tanto sono e, por isso, ficou acordado. De repente, ouviu um barulho. Resolveu sair da cabana e olhar ao redor para tentar descobrir de onde vinha, até que avistou uma coruja. Achou tão legal encontrar uma coruja ali, pousadinha, que voltou para a cabana e resolveu acordar os seus amigos para vê-la. Todos acordaram e, ao saírem da cabana, em vez de uma linda coruja, avistaram um fantasma!
Apavoradas, as crianças saíram correndo, até que tiveram a grande ideia de correr até o fantasma para arrancar o pano que o encobria. Assim fizeram e, qual não foi a surpresa delas, quando viram que debaixo daquele pano estava um amigo disposto a dar um susto!
As crianças então, perguntaram ao amigo por que ele havia feito aquilo. Ele explicou que foi uma brincadeira de mau-gosto mesmo, que estava arrependido e pediu desculpas. As crianças aceitaram e o convidaram para entrar na cabana com elas.
Não havia mais motivo para ter medo e, assim, todos voltaram tranquilos para a cabana.
FIM.
IMPORTANTE:
- Vá contando a história enquanto as crianças encenam.
- Deixe brechas ao longo da contação para que elas criem o diálogo. Esse espaço do improviso é fundamental e elas normalmente fazem bom uso dele! 😉
- Não se esqueça de seguir as dicas presentes em ADEREÇOS E ACESSÓRIOS para que sua aula seja muito mais divertida e envolvente.
- Sugira aos pequenos que cada um escolha um nome para o seu personagem e boa aula!!!
6 Comentários