Trocando uma Ideia

Conhecer o gosto dos seus pequenos pode tornar a sua aula ainda mais atrativa!

Trocando uma IdeiaQuem trabalha com crianças bem pequenininhas sabe que o universo delas ainda não é muito amplo e que elas não possuem um vasto conhecimento de mundo do qual você possa se valer quando for montar as suas aulas.

Mas quem trabalha com essas crianças sabe também que há personagens, desenhos animados e programas que fazem parte da sua rotina e dos quais, muitas vezes, elas vivem falando. É muito comum crianças a partir de 3 anos irem para as aulas de teatro vestidas do personagem que mais gostam (e isso na maioria das vezes não é por vontade dos pais), é muito comum elas associarem exemplos que você dá nas aulas aos desenhos que elas assistem e, ao construir uma história, muitas vezes elas sugerem, como personagens, aqueles dos seus desenhos preferidos. Pensando nisso, por que não trazer esse universo delas para as suas aulas?

O primeiro passo é você saber do que elas gostam, o que assistem. Tire um momento da aula para trocar uma ideia com elas, saber o que andam assistindo e por que gostam de determinado personagem. Se forem para a aula com algum figurino, acessório ou mesmo brinquedo que você desconheça, pergunte de onde é, qual é o nome do personagem, de que desenho ele faz parte e em que lugar ela assiste (TV aberta, TV fechada, internet?). Guarde todas as informações e pesquise sobre, assista, se informe.

Nas aulas seguintes, você pode utilizar essas informações de diferentes maneiras:

  • Interagindo com seus pequenos (ao ver uma criança caracterizada como o personagem, você pode se dirigir a ela como se ela fosse de fato esse personagem e “entrar na brincadeira”, falando coisas referentes ao desenho do qual ela “faz parte”).
  • Se tiver uma criança que só quer fazer um mesmo personagem em todas as aulas, dê outras ideias legais de personagens que ela pode fazer, mas sugira que esse personagem tenha o super-poder do personagem que ela gosta (ou um poder parecido), ou que o personagem que você sugeriu tenha características do personagem que ela sempre faz… você também pode juntar as características mais legais de diferentes personagens e sugerir um personagem que tenha todas elas, olha que máximo! Aos pouquinhos, você vai conseguindo expandir as possibilidades de criação dos seus pequenos.
  • Se uma criança for muito tímida e tiver dificuldades em participar de alguma história, você pode utilizar esses conhecimentos dos desenhos de que ela mais gosta e sugerir algo irresistível, que vá fazer com que ela (mesmo que timidamente) se desarme e entre em cena.

 

IMPORTANTE:

  • De tempos em tempos esses gostos variam. “Renove” o bate-papo e descubra os desenhos mais assistidos no momento.
  • Sempre que for sugerir uma ideia diferente, faça com empolgação. Isso faz toda a diferença!
  • Ainda que não concorde com muitos desenhos / programas que as crianças andam “consumindo”, é difícil ir contra algo que faz parte da sua rotina. Então, se você conhecer algum outro programa educativo ou desenho que, a seu ver, seja muito interessante, comente também com elas (quando estiverem dizendo do que gostam). Mostre de maneira empolgante que o que você assiste também é muito legal. Quem sabe elas não acabam assistindo mesmo que por curiosidade?

Seguindo essas dicas você vai sentir os seus pequenos muito mais próximos, cheios de assunto e ainda mais envolvidos nas suas aulas! 😉

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.