Espaço para troca de ideias

Aproveite as “deixas” da aula para dialogar com os pequenos

menina felizComo a criança está na fase de formação da sua personalidade e o ambiente em que vive exerce grande influência sobre essa formação, aproveite os momentos que encontrar na aula para falar sobre assuntos que sejam do interesse dela ou até mesmo para abordar temas que influirão na formação do seu caráter.

Exemplo: se propuser um improviso onde a criança encontra um celular ou uma carteira na rua e precisa tomar alguma atitude, como o primeiro impulso de algumas delas é guardar o celular ou gastar o dinheiro que achou, aproveite esta brecha para perguntar se a gente deveria fazer isso caso essa situação acontecesse de verdade. Claro que atividades assim não são direcionadas a crianças muito pequenas, mas mesmo os pequenos nos surpreendem muitas vezes com alguns questionamentos ou colocações.

Ao propor que fizessem na aula uma careta em algum aquecimento, uma criança de 4 anos argumentou: “Fazer careta é feio, tia!”
Eu concordei com ela. Expliquei que ali no teatro era uma brincadeira, que não estávamos fazendo careta para nenhuma pessoa, mas que fazer careta para as pessoas era muito feio mesmo. Ela, então, concluiu: “É BOLENG!” Não entendi imediatamente o que ela quis dizer, mas surpreendentemente uma outra criança, esta com 3 anos, corrigiu: “É BULLYING!”

Aproveitemos essas brechas e transformemos as nossas aulas em espaço de diversão e aprendizado, não só de teatro, como também de exercício da cidadania!!!

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.