Sugestão de história sem final, para deixar a aula ainda mais empolgante

A dica de história que vai ser dada agora, pode ser encenada tanto em uma aula virtual, quanto em uma aula presencial. Trata-se de uma história sem o final, uma “deixa” e tanto para as suas crianças abusarem da criatividade!

Você pode começar a aula com muitas caixinhas e, dentro de cada uma, colocar o nome de um personagem da história com as suas principais características. Uma criança de cada vez deve escolher uma caixa e o personagem que estiver lá dentro será feito por ela na história. Em uma das caixas estará escrito “Personagem-Surpresa”, ele será o responsável por dar uma solução à história.

Personagens:

Valmira: Faz bolos e doces para vender. Atualmente tem vendido pouco. Mãe de Victor.

Victor: Filho de Valmira. Só quer saber de dormir o dia inteiro. Acorda no meio da tarde, procurando por comida.

Charlene Catarina: Ricaça que quer tudo do seu jeito. Não gosta de ser contrariada.

Dalva: Vizinha fofoqueira e reclamona.

Juan Pablo: Mágico famoso capaz de resolver qualquer problema com as suas mágicas.

Personagem – Surpresa: será criado pela turma, para solucionar à história.

 

O BOLO

Autoria: Marcela Galvão

Valmira fazia bolos e doces para fora, mas as encomendas ultimamente estavam fracas. Um belo dia, o telefone tocou. Era Charlene Catarina encomendando um bolo às pressas para o aniversário de sua filha. Charlene pede o bolo para as 17h, são 14h. Valmira aceita a encomenda.
Ela começa a fazer o bolo quando, de repente, percebe que não tem açúcar. Não tem tempo de ir na rua comprar, só lhe resta pedir para Dalva, uma vizinha reclamona que ela tem (a única que não está viajando). Valmira garante à Dalva que vai devolver um quilo de açúcar inteirinho, assim que terminar a encomenda. Valmira então faz o bolo, que fica maravilhosamente lindo. Ela deixa o bolo em segurança num cantinho da cozinha e vai dar um pulo no mercadinho para comprar o açúcar de Dalva.
Victor, o filho de Valmira, acorda, vai à cozinha, vê aquele bolo e, não encontrando a sua mãe em casa, acha que é um agrado que ela lhe fez e come alguns pedaços. Ele se arruma e vai para a casa do seu colega Fred. Quando Valmira chega em casa, nem percebe que só restou uma fatia do bolo. Ela entrega o açúcar que comprou pra Dalva, e atende o telefone que está tocando. É Charlene Catarina dizendo que irá buscar o bolo dali a meia hora.
Quando Valmira vai embalar o bolo para entregar… cadê o bolo??? Só resta um pedaço. Valmira então faz uma vídeo-chamada com seu filho para entender o que aconteceu. Ele agradece a surpresa, achando que o bolo era para ele, ela briga desesperada. Não há o que fazer. Ela não tem dinheiro para comprar um novo bolo e colocar no lugar. E nem açúcar ela tem mais, acabou de entregar um pacote inteirinho para Dalva e não teria coragem de pedir novamente. Sem saber o que fazer, lembra que viu na internet a propaganda de um mágico que dá jeito em absolutamente tudo, o Mágico Juan Pablo. Ela procura o telefone dele, faz uma vídeo-chamada e pergunta se ele estaria disposto a ajudá-la.
Ela conta a situação, ele diz que pode resolver o problema dela em 5 minutos, só que ela, nervosa, deixa-o também nervoso e ele confunde a mágica: ao invés de fazer uma mágica para aparecer um bolo, ele faz uma mágica de desaparecimento e some com o último pedaço de bolo que tinha ficado no prato. Faltam 10 minutos para Charlene Catarina aparecer… e agora?

Como termina essa história???

 

 

IMPORTANTE:

  • Caso a sua turma seja composta por um número grande de crianças, você pode incluir novos personagens:

=> Porteiro (a quem Valmira interfona para perguntar que vizinho está em casa, para que ela possa pedir o açúcar)

=> Filha de Charlene Catarina (menina extremamente alérgica, que pede um bolo cheio de restrições à Valmira)

=> Etc.

  • Depois que todos os personagens estiverem definidos, conte para as crianças a história, decidam o final (criando o personagem-surpresa) e aí sim se organizem para encenar.
  • Depois que o personagem-surpresa for criado, ele pode ser incluído em algum outro momento da história (para a criança não participar apenas do final).
  • Dê um tempo antes da encenação para que as crianças se caracterizem e separem objetos que serão usados pelos seus personagens.
  • Este é um tipo de história que ocupa boa parte da aula. No dia em que for montar com a sua turma, cuidado para não gastar o tempo com outras atividades, como aquecimento, por exemplo.

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.