Circuito para a Criação do Personagem

Compartilhe:Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Dica criativa para as crianças construírem os seus personagens de maneira inusitada e divertida

Criação de PersonagemÉ sempre muito empolgante quando a aula conta com uma grande quantidade e variedade de objetos, adereços e acessórios para serem utilizados na hora da história. Mas tudo isso pode ser ainda mais divertido, se você juntar a esse momento de criação / caracterização um circuito emocionante e estipular um tempo para ele ser realizado.
Por isso foi criado o Circuito para a Criação do Personagem. Ele é muito simples!

 

Você vai precisar de:

  • Bambolês, peças (pequenas e grandes) de um tatame infantil (aqueles tapetinhos coloridos).
  • Uma ampulheta.
  • Chapéus, perucas, blusas, saias coloridas, leques, colares e todos os outros adereços / acessórios que você conseguir.

Faça uma fila com as crianças (você pode utilizar o dado e montar essa fila de acordo com os números que caírem. Quem tirar o número maior é o primeiro da fila, quem tirar o segundo número maior é o segundo fila e por aí vai.)

Na frente da fila haverá um “caminho” com as peças do tatame. Intercale peças grandes e pequenas e peça para que sempre que forem passar pelas pequenas, que utilizem apenas um pé e, sempre que forem passar pelas grandes, que utilizem os dois pés. No fim desse caminho estarão todos os adereços / acessórios.

Ao lado desse caminho haverá um outro, feito apenas pelos bambolês.

Prepare a ampulheta e inicie a atividade. Ao seu comando (e ao som de uma música animada), a primeira criança da fila deve seguir pelo caminho dos tatames (respeitando os lugares em que deve pisar com apenas um pé ou com os dois), deve escolher e pegar apenas um dos adereços dispostos e deve voltar pelos bambolês, retornando ao fim da fila. Assim que ela chegar, uma nova criança deve fazer a mesma coisa. Essa atividade vai se repetindo, enquanto o tempo da ampulheta estiver rolando. Assim que o tempo acabar, as crianças devem parar onde estiverem. Dê um tempo para que vistam tudo o que pegaram.

O interessante dessa atividade é que, como têm pouco tempo para escolher um adereço, muitas vezes elas pegam coisas que nem planejaram. Dessa forma, ao se caracterizarem, vão ver surgir um personagem inusitado.

Peça para que, ao se vestirem, se observem e pensem em um nome para o personagem que está “aparecendo”. O que ele faz? O que gosta de comer? Tem amigos?

Quando todas as crianças estiverem vestidas, chame uma de cada vez no palco e faça uma breve entrevista, fazendo essas e tantas outras perguntas sobre o personagem que ela criou.

Depois de todos os personagens apresentados, sente com os seus pequenos e construa com eles uma história que envolva todos esses personagens. Dê o ponto de partida e instigue-os com perguntas, para que cada um invente uma parte.

Dicas:

  • A ampulheta é interessante, porque as crianças vêem o tempo passando. Quando for utilizar, explique o que é uma ampulheta e deixe que a manuseiem. Caso não tenha uma, cronometre o tempo no relógio mesmo.
  • No momento da “entrevista”, utilize um microfone (de verdade, ou ainda que seja de brincadeira, mas tenha alguma coisa em mãos para entrevistar). Isso vai trazer uma seriedade e uma emoção a mais na hora de os pequenos se apresentarem.

Capriche na variedade dos adereços e boa aula!

 

 

Compartilhe:Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Gostou de ler "Circuito para a Criação do Personagem"? Então curta abaixo nossa página e não perca este site de vista:

Deixe um comentário

Receba tudo por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente sugestões de aulas e muito mais sobre teatro infantil:




error: Aulas Teatro Infantil - Todos os direitos reservados por Marcela Galvão. aulasteatroinfantil.com. Agradecemos caso tenha gostado e queira compartilhar nossos links de conteúdo através de suas redes sociais.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com